As artistas

Isabel Svoboda e Carina Carreira - juntas criam o Ateliê Ciranda

Daí casamos e juntamos nossos paranauês artísticos!

São muitas tintas, papéis, pincéis, canetinhas,  bancadão, cavalete, plotter…e ainda compramos juntas … uma super impressora de fine art, profissa e fielzona no rolê produção, tudo isso numa garagem, na pacada cidade de Miguel Pereira e fizemos o Ateliê ciranda.

“ Aqui ilustramos, pintamos, fazemos lettering, fotografamos, geramos estampas, imprimimos, montamos, embalamos e enviamos pelo correio”

Cadernos, tags e cartões, Impressões das pinturas, e também tem alguns serviços, com muita arte incluída, de Identidade visual, murais embalagens, cardápios, convites, livretos, jogos…

“e o que mais você quiser e estiver ao nosso alcance da nossa criatividade ilimitada!

estamos sempre inventando e nos reinventando.”

Tudo feito à mão e com muito amor…

Isabel Isvoboda

Através da pintura, em especial a óleo e aquarela, busco refletir sobre as questões do mundo feminino e do universo afetivo que envolve experiências que vivo. Assim crio situações, aparentemente representativas de um mundo onírico, mas que fazem referência a realidade. A figura feminina é constante em meu trabalho, nele retrato mulheres que traduzem a multiplicidade de minha própria existência.

O mundo feminino nos traduz uma leveza, uma delicadeza, embora exista um contraste notável com a brutalidade dos sentimentos e vivências de uma mulher. É justamente esta oposição entre o leve e o brutal que me motiva na criação das obras.
Com a invenção e a ressignificação de símbolos crio tramas que espelham as situações que me afligem. Além da figura feminina, a imagem do coração é extremamente presente. Neste caso, procuro retirá-lo de seu contexto biológico-funcional para evidenciar sua figura poética, criando metáforas que alteram o seu sentido original e criam um novo significado.

O amor, com suas questões, aparece como tema central capaz de articular a totalidade da obra conectando as diversas pinturas, nas quais outros temas estão associados a ele como o tempo, a angústia, a memória, a casa, a organicidade, entre outros…
A plasticidade do trabalho dialoga com a poética proposta, procurando evidenciar os contrastes na escolha da paleta. Com este intuito faço uso da predominância de cores pastéis para possibilitar o destaque de vermelhos saturados e fortes, que realçam o contraste tonal, cromático e semântico.


Isabel Svoboda (@isvoboda @isvobodart), artista plástica, 25 anos, mãe de Sebastião e Benedito, cursou belas artes na UFRJ e ampliou seu conhecimento com diversos cursos na EAV(escola de artes visuais do parque lage). Participou de diversas exposições e atualmente vive o malabarismo de ser mãe de dois e artista plástica autônoma.

 

Carina Carreira

Durante a adolescência frequentava os cursos do EAV do Parque Lage, fez um semestre cursado em fine arts (aquarela) no estados unidos, e se formou em Design Gráfico na UniverCidade.

Carina mistura técnicas e usa muito bem a tecnologia à seu favor.
Photoshop e Illustratror (softwares da Adobe), são suas principais ferramentas, como ela diz:

” – Eu moro no Illustrator e o Photoshop é o meu quintal.”

Como viveu o inicio da internet, decidiu estudar também html e outras programações para montagem de websites e hoje tem um bom know how da plataforma WordPress (a mais usada nos dias hoje).

Uma artista multidisciplinar que gosta de misturar as técnicas, tanto aquarela, quanto lápis de cor, grafite, e caneta nanquim, hidrocor copic…
Sempre em seu processo fotografa as artes e mistura tudo no computador criando novas composições e estampas.

O Lettering e a caligrafia são as paixões atuais, onde se passa uma mensagem escrita com ilustração.

Carina Carreira, designer (web e gráfica), 40 anos, mãe do Gustavo (nosso estagiário), trabalhou em algumas agências e atuou muito com freelancer, adora fazer cursos de atualização e especialização on-line.  Sempre foi muito empreendedora e agora encontrou uma dupla perfeita atuar nessa nova e crescente economia criativa!